Parte 5

ANALISE TECNICA

 

Utilizamos a análise tecnica apenas como uma ferramente auxiliar, sendo assim a nossa proposta não é aprofundar apenas no que reconhecemos como importante dentro da metodologia trilhacerta.com

 

Algumas considerações

 

São duas escolas diferentes de análise. As características principais da análise fundamentalista são:

 

Tenta medir o valor intrínseco de um ativo, ou seja determinar um valor adequado que reflita a situação da empresa no presente e as expectativas futuras.

O valor intrínseco inclui fatores difíceis de quantificar como posicionamento da empresa no mercado.

Análise fundamentalista estuda as questões relativas à economia e perspectivas do segmento a que pertence a empresa.

Avalia como ocorre o gerenciamento da empresa.

Características da análise técnica são:

Analisa os dados gerados pelas transações como preço e volume.

Utiliza os gráficos na busca de padrões.

Visualiza a ação dos componentes emocionais presentes no mercado.

Analisa as tendências e busca determinar alvos (até onde os preços irão se movimentar).

As duas escolas têm por objetivo determinar o que comprar/vender quando comprar/vender. Contudo, utilizam abordagens claramente diferentes para atingir esse objetivo.

 

Conhecendo o Gráfico de Candles

O Gráfico de candles, também chamado gráfico de velas ou candelabro japonês popularizou-se na década de 90 com os trabalhos de Steven Nison, autor do famoso livro Japanese Candlestick Charting Techniques. Também utiliza as informações de preço máximo, mínimo, abertura e fechamento para o desenho do símbolo.

Resultado de imagem para candle figuras

 

 

O gráfico de candles é composto por duas partes: corpo e sombras. O corpo é a parte entre a abertura e o fechamento (parte mais alargada da figura acima), caso a abertura tenha sido inferior ao fechamento (um dia de alta) o corpo recebe, por exemplo, a cor branca. Se o fechamento foi menor que a abertura (um dia de queda) o corpo recebe outra cor, preto por exemplo. Assim, como pode ser visto na figura, em um dia de alta a abertura delimita a parte inferior do corpo candle e em um dia de queda o contrário. Existe uma classe de candles, contudo, que não possuem corpo são os chamados doji. Um doji é formado quando a abertura e fechamento coincidem. Exemplo:

 

 Resultado de imagem para candle figuras

 

As sombras, de maneira semelhante ao gráfico de barras, são traços que mostram os valores máximo e mínimo que os preços alcançaram. Vale ressaltar que um candle pode não ter sobra inferior ou superior, para isso basta que a abertura/fechamento seja no exato valor da mínima/máximo.

 

Periodicidade dos Gráficos

Os gráficos podem ter diferentes periodicidades, ou seja, não precisam, necessariamente, representar 1 dia de pregão. Os gráficos em nível de dias mais comuns são:

Diário: Representando 1 pregão

Semanal: Uma barra ou candle representando todos os pregões da semana.

Mensal: Uma barra ou candle representando todos os pregões do mês.

Anual: Uma barra ou candle por ano.

 

Suportes e Resistências

Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter. Definições:

Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar.

Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.

 

 

Linhas de Tendência

Conforme mostrado anteriormente, o mercado não se movimenta em linha reta, mas com impulsos e correções com a aparência de um ziguezague. As tendências, sejam elas de alta ou de baixa desenvolvem-se de acordo com esses formatos.

O interessante sobre tendências (mesmo as de curta duração) é que a análise técnica fornece ferramentas para identificação de pontos de compra e venda. Para isso traçamos as linhas de tendência.

 

Triângulo Simétrico

No triângulo simétrico os preços máximos e mínimos das flutuações atingem amplitudes cada vez menores. É uma formação típica de indecisão e a sua tendência está mais relacionada com a continuação da tendência corrente do que com reversão, entretanto, não se pode assegurar a sua direção.

 

Resultado de imagem para candle figuras + triangulos

 

 

 

O FATOR EMOCIONAL

 

 

Paciencia

Perseveranca

Selecao dos trades

 

 

 

 

 

 

"Voce e do tamanho dos seus sonhos"

( Fernando Pessoa)

 

 

 

 

 

© Trilha Certa - Todos os Direitos Reservados - Legal - Termos e Condições